sábado, 12 de dezembro de 2009

Onde foram parar todos aqueles fanzines impressos???




É com saudosismo, que irei falar um pouco dos quase ou já extintos Fanzines.
Como todos sabem os primeiros Fanzines surgiram na explosão do Punk inglês no final da década de 70. O nome era a junção da palavra fan com magazine (que significa revista), sendo assim a revista do fan, feita pelo fan, para o fan).
No decorrer dos anos os fanzines foram o principal veículo de divulgação da música, cultura, cena, etc, e não só no Punk Rock, mas também no Oi!, no Mod, Psychobilly e no RAC (este panfletário e clandestino).
Na Europa os pioneiros da cena Oi! foram o inglês "Hard As Nails"(já extinto a décadas), o Belga "Pure Impact" de Peter Swillen, que mais tarde viraria um selo e uma distribuidora de cds, o Italiano "Kriminal Class" do vocalista da Klasse Kriminale (fora de circulação há anos), entre outros!!
No Brasil sempre existiram bons fanzines, apesar de um ou outro desviar o que seria o foco principal "A Música". Mas os zines no Brasil sempre tiveram "vida curta", com exceções de alguns, como o "Protesto Suburbano" e outros que agora não me recordo (eu mesmo cheguei a editar um zine, mas ele só ficou no número 1).
Na Europa eles ainda são ativos, mesmo com a facilidade da internet, onde vinculam os E-zines.
Outro diferencial dos zines gringos é que algums deles aborda diversos estilos de música (geralmente os fanzines são direcionados a um estilo específico), portanto é comum ler uma matéria ou entrevista de uma banda Oi! ao lado de uma banda de outra cena!

2 comentários:

  1. Boa Noite!
    Fui editor do Revolta Urbana e quanto trabalho dediquei aquela obra.Tentei voltar, porém o tempo para dedicação atualmente é muito pequeno, e se for para fazer de qualquer jeito, prefiro deixar o projeto arquivado!

    Valeu pela citação

    Abraço

    www.emeuteurbaine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Saudações! Eu editei o zine Alternar, e fiquei surpreso em ver ele no meio de tantos zines bacanas nessa matéria! Hoje ele é um webzine, por falta de grana e tempo para manter ele rodando impresso, uma pena. Bom, valeu a lembrança, e logo mais entro em contato com vocês para passar os "Encontros de Zineiros" que ajudo a organizar também, já rolou em 2 ocasiões, uma forma de organizar/divulgar os poucos zines impressos que ainda circulam!

    Márcio- Alternar Zine

    alternarzine.blogspot.com

    ResponderExcluir